Seja Bem Vindos / Welcome

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Compreenda o significado de cada missa da Semana Santa

A partir deste domingo iniciaremos a Semana Santa com a Missa do domingo de ramos. Esta é a Semana Maior para nós cristãos. O tempo mais importante para a nossa fé. Caminhamos 40 dias no deserto do jejum, da oração e da caridade, com Jesus. Agora entraremos com Ele em Jerusalém. Ofereceremos juntamente com Ele as nossas alegrias e dores, sorrisos e lagrimas, trabalho e descanso... Nossa vida vivida no amor. D'Ele receberemos, com gratidão, o dom da Eucaristia e do Sacerdócio na quinta-feira santa! Ele quer permanecer conosco e para isso nos deixa os sacerdotes (padres e bispos, seus Ministros, sinais de sua presença de Bom Pastor) e a Eucaristia (Ele mesmo em nosso meio, o Pão da Vida!). Com Ele sofreremos a dor da Cruz na sexta-feira santa. Dia de  ..... (clique aqui para continuar)
silêncio e jejum, de caridade e oração. Tão deturpado pela mídia e por todos aqueles que fazem pouco do Nome de Deus e ainda se dizem cristãos... Mas nós não. Precisamos ser diferentes. Precisamos ser sal e luz em um mundo que perdeu o sabor de Cristo (a alegria e a paz) e a Sua luz (a caridade). No sábado santo viveremos o silêncio respeitoso da morte de Jesus, unidos à Virgem Maria. Contemplaremos a descida de Jesus à mansão dos mortos, indo resgatar todos os justos que viveram antes de sua vinda, desde Adão e Eva, resgatando-os da morte.

Mas é na Vigília Pascal, mãe de todas as vigílias, que cantaremos exultantes de alegria! "Cristo Ressuscitou! Aleluia! Sim, verdadeiramente Ressuscitou! Aleluia!". Essa será nosso canto (nosso exultat). Celebraremos a vitória de Cristo sobre a morte. A morte e o mal não tem a última palavra. É essa a nossa fé. Cristo tem a última palavra: ele vence e nos dá e garante a vida! O domingo da Páscoa da Ressurreição será o dia da alegria. Nos confraternizaremos cantando Àquele que nos salvou e nos deu a vida com sua Morte e Ressurreição. Começou o tempo da alegria, a Páscoa. O dia que o Senhor fez para nós! Dia em que a esperança vençe todo medo, em que Cristo mata a morte, garantindo a vitória sobre nosso egoísmo e todo o nosso pecado. Dia em que ele sopra sobre nós o Seu Espírito nos enchendo de coragem (parresia) para amar e evangelizar!

Texto: Mirrail Menezes (Seminarista)
Fonte:http://www.diocesejuazeiro.org

Um comentário:

Obrigado por nos visitar! Volte sempre! Pax et bonum!